Faça o cálculo do Ponto

de equilíbrio 

Insira os valores abaixo de acordo com o seu negócio.

 

 

Como calcular o ponto de equilíbrio? O que é preciso?

O Break Even Point é o momento de equilíbrio de uma companhia, melhor dizendo, é o ponto no qual o seu faturamento atinge o montante essencial para amparar custos variáveis e fixos. Ele indica no balanço financeiro da empresa, o equilíbrio entre gastos e receita.

 

 

Ponto de equilibrio

Ponto de Equilíbrio Financeiro = Despesas Fixas/Margem de Contribuição.

Despesas Fixas

Os custos variáveis são os gastos para desenvolver o seu serviço ou para produzir os seus produtos. Já os custos fixos são aqueles que se mantêm livres do seu volume de vendas. Um exemplo disso é o aluguel do escritório ou loja.

Margem de contribuição

A margem de contribuição indica o custo variável essencial para desenvolver uma unidade de um produto. Basta subtrair os custos variáveis do valor de venda. A margem de contribuição retrata quanto cada item produzido gera para igualar as despesas fixas e a margem de lucro.

Por que é tão importante fazer o seu cálculo corretamente?

Com base no Break Even Point, é possível identificar o rendimento mínimo para que a empresa se mantenha viva, cobrindo os seus custos no período analisado.

 

 

Quando o ponto de equilíbrio é atingindo, não há mais perda de dinheiro.

Compreenderos valores do caixa da companhia e também a obtenção de lucro com os bens e serviços oferecidos para os clientes.

Os resultados do negócio se tornam presumíveis, ou seja, é viável prever se a companhia entrará no vermelho.